cultura do acesso

De 4 a 9 de abril, mesas, painéis e oficinas formam a programação do 3º Seminário Cultura do Acesso com formato híbrido

Realizado pela Secult Ceará, o evento faz parte do programa “Percursos (In)formativos” e, desde janeiro, realiza atividades voltadas para a reflexão sobre a acessibilidade na formação artística e no consumo cultural

Com o objetivo de sensibilizar, alinhar e aproximar as pessoas da importância e urgência de pensar a Acessibilidade como parte fundamental do nosso cotidiano, o 3º Seminário Cultura do Acesso realiza a terceira e última etapa de sua programação entre os dias 4 e 9 de abril. Com o tema “Acessibilidade e Cultura – Entre o Direito e o Acesso”, o evento oferece uma programação híbrida, contemplando atividades virtuais e presenciais, entre elas mesas, painéis e oficinas, além de apresentações artísticas de música e dança.

As oficinas e os encontros presenciais exigem inscrição prévia realizada em sympla.com.br/percursosinformativos. Já as mesas e painéis serão transmitidos ao vivo através do canal da Secult Ceará no Youtube.

Iniciando a programação, uma mesa de abertura “Acessibilidade como política institucional” tem como convidados Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural e Danilo Miranda, diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc/SP), duas organizações que são referência na prática de Acessibilidade em seus editais e ações. O encontro que ocorre nesta segunda-feira (04/4) às 18h no Youtube da Secult contará ainda com a participação da secretária executiva da Cultura, Luisa Cela e mediação da consultora em acessibilidade e curadora do evento, Daina Leyton. O secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, terá sua fala oficial antes do início da mesa de abertura.

“O Seminário Cultura do Acesso é uma culminância de debates, pesquisa e experimentações artísticas realizadas no âmbito da acessibilidade, com o protagonismo do GT em Acessibilidade Cultural e participação de servidores, gestores culturais, instituições e demais agentes. É de fato um percurso de entendimento e ampliação da percepção geral dos agentes culturais sobre o que é acessibilidade cultural e como podemos desenvolvê-la e ampliá-la em nossos projetos e ações”, comenta a coordenadora da de Artes e Cidadania Cultural (CODAC) da Secult Ceará.

Em janeiro, o evento realizou um ciclo de palestras sobre temas como direito à comunicação, acessibilidade estética e poética, cultura material e acessibilidade arquitetônica, produção cultural e cultura Def no Ceará. No mês de fevereiro, a programação foi marcada pelos encontros dos GTs sobre acessibilidade cultural com a Rede de Pública de Equipamentos da Secult Ceará, com museus, bibliotecas, espaços cênicos e centros culturais.

O 3º Seminário Cultura do Acesso faz parte do programa de formação modular Percursos (In)Formativos, agenda da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através da Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural e do GT de Acessibilidade Cultural e conta com articulação da Rede Pública de Equipamentos Culturais.

PROGRAMAÇÃO

Abrindo o Seminário, na segunda-feira (4), das 18h às 20h, o Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, apresenta a Mesa “Acessibilidade como política institucional”, Com Danilo Miranda (SP), Eduardo Saron (SP) e Luisa Cela (CE).

Na terça-feira (5), das 10h às 12h, será realizada a oficina virtual “Programação, Música e Arte”, com Paulo Victor Loureiro. Já na quarta-feira (6), a oficina virtual “Festejos Populares Acessíveis” recebe André Ramos, da Orquestra Voadora, também a partir das 10h. No mesmo dia, das 18h às 20h, os convidados Ed Borges, Tamara Lopes, Edu O e Fabiano Veríssimo se reúnem no Teatro B. de Paiva, no Centro Cultural Porto Dragão, para a mesa “Formação e difusão: A acessibilidade como uma premissa que envolve todos os trabalhadores da cultura”, com mediação de Ernesto Gadelha.

Na quinta-feira (7), Aline Gomes realiza a oficina virtual “Acessibilidade cultural e o teatro”, das 10h às 12h. O painel “Espetáculos acessíveis em LIBRAS: a língua de sinais e seu potencial performático” acontece às 18h e conta com a presença de Fábio Sá, Surddy e Gracy Kely, além da mediação de Daniel Almeida no Porto Dragão.

Na sexta-feira (8), das 10h às 12h, é ofertada a oficina presencial “Festas Multissensoriais”, com Leo Castilho. Já às 15h, será transmitido o painel “Além do que se vê”, com Danielle França, Georgea Fernanda Rodrigues e Bell Machado, e mediação de Gislana Vale no Youtube da Secult Ceará.

Às 18h, o Teatro B. de Paiva no Porto Dragão recebe a mesa “Educação museal e Acessibilidade” e seus convidados Edinho Santos, Lara Lima e Amanda Paschoal. A mediação fica por conta de Carlos Viana e a audiodescrição de Paulo W. Lima. Por fim, João Paulo Lima apresenta o espetáculo “Devotees”, a partir das 20h no mesmo local.

No sábado (9), a programação tem início com o debate presencial “Acessibilidade e Moda”, com Araguacy Filgueiras, Fabíola Mourão e Leandrinha Du’art, das 9h30 às 11h30 no Centro Cultural Porto Dragão. A oficina “Brincadeiras e narração de histórias como metodologia”, com Camila Delfino e Amanda Lioli acontece de 10h às 12h na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) e a oficina “Desenvolvimento de Modelagem Acessível em Malharia”, com Fabíola Mourão, acontece no Porto Dragão das 13h às 16h.

A partir das 16h, o painel “Acessibilidade estética: a acessibilidade como criação poética” ocorre em duas fases: exibição de vídeos de artistas e um debate ao vivo com Estela Lapponi, Leo Castilho, Camila Alves, João Paulo Lima, Nádia Sousa e Andréia Pires, e mediação de Ivan Ferraro. O evento encerra com a apresentação do cantor Assun, às 20h, no Porto Dragão.

PERCURSOS (IN)FORMATIVOS

O Percursos (In)Formativos é uma agenda de formação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que, desde 2021, tem como objetivo ampliar e aprofundar junto a servidores, gestores culturais da Rede de Equipamentos, agentes culturais e artistas, temáticas voltadas para uma maior inclusão e consolidação de políticas afirmativas. Além disso, possibilitar maior entendimento e formação acerca dos temas abordados, propiciar melhor atendimento das demandas deste público e promover a produção e difusão de conhecimento gerado sobre o campo artístico-cultural.

Mais informações podem ser conferidas no Instagram @percursosinformativos e no site www.percursosinformativos.com.br

SERVIÇO

3º Seminário Cultura do Acesso
04 a 09 de abril
Evento híbrido, com programação virtual e presencial
Transmissão no canal da Secult Ceará no Youtube
Inscrições em oficinas em www.sympla.com.br/percursosinformativos
Mais informações em @percursosinformativos no Instagram e no site www.percursosinformativos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support