Seminário Cultura do Acesso

Seminário Cultura do Acesso retomou as atividades nesta terça, 8/2, com GTs internos

Foto: Felipe Abud/Secult Ceará. Descrição da fotografia: A foto mostra a cena do encontro. As pessoas sentadas em cadeiras, formando um meio círculo em torno da pessoa que está falando ao fundo da imagem, Valéria Cordeiro, coordenadora de Artes e Cidadania da Secult Ceará. 

O Seminário Cultura do Acesso iniciou uma nova etapa na tarde desta terça-feira, 8/2, com a realização de Grupos de Trabalho (GTs) internos para debater acessibilidade cultural em museus, bibliotecas, espaços cênicos e centros culturais. Participaram da reunião a coordenadora de Artes e Cidadania da Secult Ceará, Valéria Cordeiro; além de representantes do GT de Acessibilidade Cultural da Secult Ceará, gestores e técnicos de equipamentos culturais do Estado. As atividades continuam até quinta-feira. A programação acontece na sala multiuso no S1 da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). Para debater a acessibilidade em museus, neste primeiro momento, o momento contou com a mediação da educadora museal Daina Leyton e da museóloga Aline Rocha, que participou de forma virtual.

A coordenadora de Artes e Cidadania da Secult Ceará, Valéria Cordeiro, destacou que o seminário realizou suas primeiras ações em janeiro e que retoma suas atividades agora, seguindo o cronograma do Percursos (In)Formativos, programa de formação modular da Secult com foco em acessibilidade cultural, relações étnicos-raciais e política de formação em Arte e Cultura. “Hoje iniciamos esses GTs e prosseguiremos em março com mesas e painéis. Também teremos oficinas. Durante esse tempo, várias foram as questões levantadas pelos equipamentos e o GT de Acessibilidade Cultural da Secult e a gente tem o seminário como um ápice dessas discussões ao longo dos anos”, comentou a gestora.

20220208151855 IMG 1821 768x512 1

Foto: Felipe Abud/Secult Ceará. Descrição da fotografia: A coordenadora de Artes e Cidadania da Secult Ceará, Valéria Cordeiro, aparece em primeiro plano, segurando o microfone. À esquerda da foto está Thamyle Vieira, representante do GT de Acessibilidade Cultural da Secult Ceará. Ambas usam máscara. Ao fundo há um banner do 3ª Seminário Cultura do Acesso. 

Representando o GT de Acessibilidade Cultural da Secult Ceará, Thamyle Vieira falou sobre as construções que vêm sendo feitas. ” A gente fica muito contente com este momento. O GT que fazemos parte pensa essa acessibilidade dentro do campo cultural e sentimos urgência de fazer a reunião com gestores de equipamentos e pensar a acessibilidade de uma forma mais transversal. A Secult vem com um discurso forte sobre a acessibilidade e nós, pessoas com deficiência, também fazemos parte dessa representatividade”, pontuou.

Durante a atividade, os participantes debateram sobre acessibilidade em museus a partir de experiências e casos trazidos pelas mediadoras convidadas.

A museóloga Aline Rocha afirmou que a acessibilidade deve ser pensada integralmente aos processos de um museu. “Quando a gente faz um plano museológico devemos fazer um programa de acessibilidade, inclusive com participação da comunidade. Devemos pensar acessível, de forma que não iremos precisar de recursos extras para a acessibilidade, começando por exemplo pelo texto sobre a exposição: linguagem simples, cores com contraste, tamanho adequado da fonte, entre outros”, ressaltou.

Já a educadora museal, Daina Leyton, trouxe uma reflexão sobre o sentido da acessibilidade que se almeja. “Acessibilidade não é promover o acesso ao que existe mas é promover acesso ao que a gente quer que exista”, destacou.

Saiba mais

O Seminário Cultura do Acesso é uma agenda do programa de formação modular Percursos (In)Formativos que consiste em encontros que visam apresentar ideias e discutir informações que ajudem a pensar e elaborar políticas públicas estruturais de acessibilidade no âmbito da Cultura. Escutar, pesquisar, estudar, debater é, portanto, um princípio fundamental para esta jornada.

Fonte: (link do site da secult)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support