
Realizado desde 2019, o seminário é o projeto veterano neste Percurso. De janeiro a abril, o evento apresenta uma programação transversal com palestras, grupos de trabalho, mesas e oficinas com especialistas em acessibilidade cultural de todo o Brasil. Em sua terceira edição, Edu O, Silvana Cambiaghi e João Paulo Lima são exemplos de nomes confirmados na programação que busca sensibilizar, alinhar e aproximar o público e profissionais relacionados da urgência e importância de pensar a Acessibilidade como parte de nosso cotidiano.
“A realização dessas atividades vem dar concretude às políticas de formação em artes e políticas afirmativas promovidas pela SECULT nesta gestão, tecendo pontes para alcançar um público direto formado por servidores, gestore(a)s de equipamentos culturais, conselheiro(a)s de cultura e agentes culturais das diversas linguagens. A programação é fruto das discussões ocorridas nos últimos dois anos junto aos agentes culturais e em conjunto com os gestores da Rede de Equipamentos da Secult, além dos parceiros já consolidados”, contextualiza a coordenadora de Artes e Cidadania Cultura, Valéria Cordeiro.
Vale ressaltar que o Cultura do Acesso é co-criado com o GT de Acessibilidade Cultural da SECULT, afinal de contas, “nada sobre nós sem nós”.
PARTICIPANTES
PROGRAMAÇÃO DE ABRIL
4 DE ABRIL | 18H
Mesa de Abertura "Acessibilidade como política institucional"
6 DE ABRIL
Lançamento da Cartilha de Acessibilidade Atitudinal CCBJ
6 DE ABRIL | 18H
Mesa "Formação e Difusão: Acessibilidade como uma premissa que envolve os trabalhadores da cultura"
7 DE ABRIL | 18H
Painel "Espetáculos acessíveis em LIBRAS"
8 DE ABRIL | 15H
Mesa "Além do que se vê"
8 DE ABRIL | 18H
Mesa "Educação Museal e Acessibilidade"
9 DE ABRIL | 17H30
Painel "Acessibilidade estética: a acessibilidade como criação poética"
9 DE ABRIL
Acessibilidade & Moda - 3º Seminário Cultura do Acesso
CONVERSAS REALIZADAS EM JANEIRO
- 18 DE JANEIRO
- 19 DE JANEIRO
- 20 DE JANEIRO
- 21 DE JANEIRO
- 24 DE JANEIRO